10 motivos pelo qual você deve fazer terapia









Ao longo desses anos trabalhando como psicóloga clínica o que mais recebo no dia a dia são pessoas que estão psicologicamente adoecidas, mas não utilizam a psicoterapia como instrumento de cura e melhora.
Sabemos que são diversos os aspectos pelo qual a pessoa não buscam a terapia, muitos não procuram por desconhecimento do que de fato a terapia pode fazer por elas. Utilizam medicamentos psicoterápicos caríssimos, perdem suas relações no trabalho, na família e deixam de viver momentos felizes por suas dificuldades emocionais, mas não buscam a psicoterapia como forma de se autodesenvolverem e viverem melhor consigo mesmas. Quando chegam a terapia já estão com a saúde psíquica totalmente comprometida! A psicoterapia pode fazer muito por nós, pois nos coloca diante de nós mesmos e nos possibilita conhecer aspectos inconscientes que tem repercussão nos nossos sentimentos, pensamentos e comportamentos. Muitos se perguntam, será que a psicoterapia funciona mesmo?
O psicólogo Arthur Scarpato, em seu artigo Uma Introdução à Psicoterapia, lista alguns motivos pelo qual a psicoterapia funciona, ele diz que:

1 Ao dividir um problema você passa a ter "meio" problema. Compartilhar ajuda a aliviar a carga emocional e o sofrimento

2 Os vínculos de ajuda têm um poder curativo. É mais fácil superar as dores através de uma relação autêntica de respeito mútuo do que sozinho. A relação terapêutica é uma relação de ajuda, de compreensão e apoio.

3 O psicólogo clínico (psicoterapeuta) é um outro , com o olhar e a perspectiva de um outro, o que lhe ajudará ver a sua vida de um modo diferente, lhe fazer perguntas diferentes, ajudá-lo a perceber as coisas de um ângulo que você não tinha visto antes e nem suspeitava ser possível. Assim, a psicoterapia faz você parar para refletir sobre a própria vida. Parar, observar e refletir permite muitas mudanças de orientação, sentido, rumo e aprofundamento da experiência de vida.

4 O psicoterapeuta conhece teorias psicológicas que ajudam na compreensão do que ocorre com você, auxiliam a identificar o que pode estar errado em sua vida, a direção que você está seguindo e as mudanças de rumo necessárias. A partir de seu conhecimento, o psicólogo pode apontar o que olhar, como olhar e o que fazer com o orientação, sentido, rumo e aprofundamento da experiência de vida.

5 O psicoterapeuta conhece métodos de investigação que tornam possível descobrir aspectos da sua personalidade que seriam inacessíveis a uma observação não treinada ou a uma conversa comum. Há um amplo espectro de técnicas de investigação psicológica que permitem esclarecer problemas de modo extremamente eficaz.

6 O psicoterapeuta domina técnicas terapêuticas que ajudam a realizar mudanças psicológicas profundas.

7 O psicoterapeuta está preparado para te  compreender a partir do vínculo que você estabelece com ele, das respostas emocionais que você suscita nele. Em seu treinamento ele afinou a si mesmo como instrumento de trabalho para reconhecer pequenas nuances do que você mostra na relação com ele (e consequentemente com "os outros") e assim poder compreender seus modos de vinculação e suas dificuldades nos relacionamentos.

8 O psicoterapeuta é capaz de oferecer uma presença autêntica no vínculo com você. Esta relação funciona como catalisador de processos de mudança necessários em sua vida, incluindo a superação dos efeitos de traumas de relacionamentos anteriores.

9 O psicoterapeuta passou por todos estes passos anteriores, tendo estado em todos os papéis, como cliente, como profissional e como observador, o que o habilita a "sentir-se em casa" em situações difíceis , poder caminhar por terrenos inóspitos, cheios de sofrimento e problemas emocionais e saber ajudar seu cliente a encontrar um caminho de melhora.

10 O psicoterapeuta inicia seu cliente num caminho de transformação pessoal. Isto é possível porque o psicoterapeuta tem um know-how, um saber fazer que vai além do conhecimento formal, da teoria e da técnica. É um saber baseado na experiência, experiência de vida e experiência da clínica.

Qualquer que seja a abordagem, o psicólogo clínico possui os conhecimentos técnicos necessários que possibilitam o encontro consigo mesmo, é alguém que não vai te julgar, que vai caminhar junto com você, que vai colocar luz naquilo que você ainda não percebe. Penso a terapia como um baú de memórias, onde existe vários objetos amontoados e desorganizados, alguns objetos você nem sabe porque estão ali, mas estão te incomodando, com a terapia você vai abrir esse baú, olhar o que tem dentro, ordenar os objetos que estão ali, ás vezes é necessário se desfazer de alguns, outras são necessários restaurar, outros é necessário apenas deixar ali. A psicoterapia é uma grande aventura interior que possibilita o autoconhecimento e o resgate do seu bem estar. 
Faça psicoterapia! Permita-se!

Comentários

Postagens mais visitadas