Depressão


 

A primeira crise de depressão ocorrera após o parto. Fizera tratamento e havia melhorado. Essa era a terceira crise depressiva, era a crise que considerava mais grave. Apesar de medicada se sentia angustiada, pessimista, numa tristeza profunda, chorosa, com sentimento de culpa, sem esperanças, desanimada e com insônia. Iniciou o tratamento psicológico porque não aguentava mais sofrer.

Esse é somente o exemplo de um caso que aparece diariamente nos consultórios. A depressão é uma doença grave. Isso mesmo, é uma doença. Não é frescura,  não é preguiça, não é coisa de gente fraca. Ninguém escolhe ter depressão.

Estima-se de 16% da população mundial sofra de depressão. A pessoa com depressão  tem alterações químicas no cérebro, onde neurotransmissores tais como a dopamina, noradrenalina e  serotonina entram em desequilíbrio.

Os principais sintomas da depressão são a apatia, desinteresse, desânimo persistente, tristeza, baixa autoestima, sentimentos de inutilidade, vazio, choro fácil, culpa ou/e irritabilidade, isolamento social; Há ainda sintomas físicos como a insônia, falta ou aumento de apetite, falta de desejo sexual e agitação motora. Em alguns casos apresentam ainda comportamentos graves como a automutilação e a tentativa de suicídio.

São muitas as causas da depressão, mas situações de estresse, estilo de vida e acontecimentos vitais tais como separação, morte, nascimento, notícias frustrantes e outras podem desencadear uma crise.

O tratamento da depressão é realizado através de antidepressivos e  psicoterapia. Atividades físicas e tratamentos alternativos tais como yoga, arteterapia, massagens corporais, dança, acupuntura e outras também auxiliam na superação da doença.

A depressão pode ocorrer com qualquer pessoa. Se você tem alguns desses sintomas, procure ajuda. Se você tem um familiar que sofre de depressão ou tem apresentado alguns desses sintomas, seja compreensivo, ajude e oriente a procurar atendimento médico. Quanto mais cedo o diagnóstico, melhor o tratamento!

 

Gilmara Coutinho Wolkartt, psicóloga clínica, pós graduando em arteterapia e yoga

Comentários

Postagens mais visitadas