Depressão ou Tristeza?

 
 
 
 
Depressão e tristeza se confundem quando as pessoas quando se sentem mais tristes dizem estar depressivas. Mas existem muitas diferença entre uma e outra.
 
 A depressão apresenta sintomas tais como a apatia, sentimentos de culpa, de desvalia, desinteresse, desânimo, baixa autoestima, tristeza, sentimentos de inutilidade, negatividade, vazio, choro fácil, irritabilidade, isolamento social dentre outros. Há ainda sintomas físicos como a fadiga, cansaço ,insônia, dificuldades de concentração, alteração no apetite, falta de desejo sexual e agitação motora. Em alguns casos graves apresentam ainda comportamento de automutilação e tentativa de suicídio.  
 
Considerada como um transtorno de humor, essa é uma doença séria que interfere diretamente na qualidade de vida das pessoas, trazendo prejuízos significativos no funcionamento individual, social e profissional dos indivíduos que sofrem com a doença.  São muitas as causas da depressão, mas situações de estresse, estilo de vida e acontecimentos vitais no ciclo de vida podem desencadear uma crise.
 
Já a tristeza é um estado que todos nós passamos quando nos sentimos desconfortável em alguma situação, é natural sentir tristeza quando perdemos algum ente querido, quando perdemos um emprego, quando terminamos um relacionamento, quando estamos passando por algum momento difícil na vida. A diferença entre tristeza e depressão é que a tristeza é passageira, já a depressão permanece por mais tempo e necessita de intervenção médica e psicológica.
 
A depressão é uma doença grave. Não é frescura, não é preguiça, não é coisa de gente fraca. Ninguém escolhe ter depressão! É importante tirar essa doença do campo discriminatório para que as pessoas se sintam acolhidas em sua dor e busquem tratamento!
 
A tristeza é passageira, uma ora ou outra ela vai passar. A depressão não, a pessoa não consegue se alegrar com nada, e tem um estado que dura acima de duas semanas. As duas não são sinônimas, a depressão tende a evoluir quando não tratada, já a tristeza tende a diminuir com o tempo.

Para vencer a depressão é necessário procurar tratamento. Procure um médico e um psicólogo. São esses dois atendimentos que ajudam o paciente a sair de uma crise, o tratamento médico é realizado através de medicamentos antidepressivos, o tratamento psicológico é realizado através da psicoterapia. Atividades físicas e práticas integrativas e complementares de saúde tais como a acupuntura, massagens terapêuticas, yoga, dança, arteterapia e outros também podem ajudar na superação da doença.

A tristeza deve ser vivenciada como um sentimento natural mas o indivíduo deve buscar se alegrar com outras situações para não persistir no quadro.

Parentes e pessoas próximas podem ajudar prestando apoio e não julgando as pessoas que estão em sofrimento mental. Se você tem um familiar que sofre de depressão ou tem apresentado alguns sintomas da depressão, seja compreensivo, preste seu apoio e o oriente a procurar tratamento!
 
 
Gilmara Coutinho Wolkartt, psicóloga clínica, especialista em Família, arteterapeuta e pós graduanda em Yoga.
 

Comentários

Postagens mais visitadas